Início Centro Pop da Prefeitura de Campina Grande fará mutirão para garantir acesso ao programa do governo federal que disponibiliza de graça absorventes higiênicos

Autor: Rafael Melo

Desde a primeira quinzena de janeiro a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Saúde e o apoio da Secretaria de Assistência Social (Semas), viabiliza acesso ao Programa de Proteção à Saúde e Dignidade Menstrual, do Ministério da Saúde, que está disponibilizando gratuitamente absorventes higiênicos para a população em vulnerabilidade social. Por meio […]

30/01/2024 15h31 Atualizado há 2 meses atrás

Desde a primeira quinzena de janeiro a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Saúde e o apoio da Secretaria de Assistência Social (Semas), viabiliza acesso ao Programa de Proteção à Saúde e Dignidade Menstrual, do Ministério da Saúde, que está disponibilizando gratuitamente absorventes higiênicos para a população em vulnerabilidade social. Por meio deste programa estão sendo beneficiadas pessoas entre 10 e 49 anos de idade, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal

Para intensificar esse trabalho às equipes do Centro Pop, instalado na rua Deputado José Tavares, 278, Feira Central de Campina Grande, farão um mutirão direcionado às 43 mulheres acompanhadas nesta unidade. A ação acontecerá nesta quarta-feira, 31 de janeiro, das 8h às 13h, e também na sexta-feira, 02 de fevereiro, das 8h às 18h. O objetivo é garantir autorização para os que têm direito ao benefício, a exemplo das pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza, matriculadas em escolas públicas, em situação de rua ou de extrema vulnerabilidade.

Quem não recebe o acompanhamento pelo Centro Pop pode se dirigir até um dos onze Centros de Referência em Assistência Social (Cras) ou um dos três Centros Especializados em Assistência Social (Creas), que também disponibilizam esse atendimento.

Critérios

Para ter acesso ao benefício é necessário se enquadrar nos critérios exigidos e também fazer um cadastro no aplicativo Meu SUS Digital, que substituiu o ConecteSUS. No aplicativo, as pessoas beneficiadas podem emitir a “Autorização do Programa Dignidade Menstrual” para levar à farmácia credenciada, em formato digital, junto com um documento pessoal.

Equipes das unidades da Semas estão habilitadas para orientar esse público, de 10 aos 49 anos de idade, cuja renda familiar mensal seja de até R$ 218,00. Para os estudantes de instituições públicas de ensino, a renda salarial mensal por pessoa permitida vai até meio salário mínimo (R$ 706,00). E para as pessoas em situação de rua, não há limite de renda.

Mutirão

Neste Mutirão que acontecerá no Centro Pop serão beneficiadas principalmente as pessoas que não têm acesso a computadores ou aparelhos celulares. É o caso da jovem T.L. de 26 anos, que é acompanhada pelo serviço há 4 anos. Ela é mãe de três filhos, (2, 5 e 9 anos de idade), que moram com os parentes.

T. L. procurou a unidade para viabilizar a autorização. Ela explica que, quando não consegue o absorvente higiênico no Centro Pop (fruto também de doações), é necessário pedir para comprar o produto. “É importante saber que agora não preciso mais pedir. Já tenho esse direito garantido. É constrangedor quando chega o período menstrual e não termos o absorvente”, disse a mulher.

W.T. com 35 anos de idade, mãe de 2 filhos, (de 7 e 8 anos que também moram com familiares), disse que na falta de absorventes já utilizou papel higiênico e pedaços de tecido para conter o fluxo menstrual. “Fico constrangida todo tempo, além de incomodar, fico triste e envergonhada com a situação e me isolo. Agora estou muito grata por esse benefício que vai me ajudar a viver melhor”, disse a mulher.

A coordenadora do Centro Pop, Mônica Loureiro, disse que esse programa do governo federal é fundamental para esse público. “Sabemos das dificuldades que elas enfrentam nas ruas. Por isso, vamos tentar dar celeridade a esse processo, disponibilizando a logística necessária, com uma técnica que vai atender exclusivamente essas pessoas. Elas já sairão daqui para buscar os absorventes nas farmácias credenciadas. Lembrando também que estamos à disposição para quem vive em vulnerabilidade social e necessite desta ajuda”, declarou Mônica Loureiro.

Em Campina Grande são 54 farmácias conveniadas ao programa. Basta acessar https://infoms.saude.gov.br/extensions/Rede_Conveniada_Aqui_Tem_Farmacia_Popular/Rede_Conveniada_Aqui_Tem_Farmacia_Popular.html

Codecom

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Instagram YouTube Facebook